SINOPSE DOS FILMES

PASSAPORTE PARA A VIDA

Durante a ocupação alemã na França, na 2ª Guerra Mundial, uma empresa germânica chamada Continental começa a produzir filmes franceses. Jean-Devaivre (Jacques Gamblin) é um assistente de direção que decide trabalhar na Continental, com o intuito de disfarçar suas atividades na resistência. Ele é um homem de ação. Já o roteirista Jean Aurenche (Denis Podalydès) prefere recusar todas as ofertas feitas pelos alemães. É um homem reflexivo, que se encontra dividido entre as três diferentes amantes e que faz da escrita a sua forma particular de negar-se ao cerco nazista. Outros dez personagens são retratados, alguns aderindo aos nazistas e outros se rebelando, mas todos engajados na luta pela sobrevivência.

Título no Brasil: Passaporte para a Vida

Título Original: Laissez-passer

Ano de Lançamento: 2002

Gênero: Drama

País de Origem: França / Alemanha / Espanha

Duração: 170 minutos

Direção: Bertrand Tavernier

 

TEMPOS QUE MUDAM

Antoine é enviado a Tânger para supervisionar um canteiro de obras. Lá ele reencontra Cécile. Eles se amaram há trinta anos, se separaram e nunca mais se viram. Ela se casou no Marrocos e refez sua vida. Ele nunca a esqueceu e jamais se curou daquela paixão que os tempos não mudam.

Título no Brasil: Tempos Que Mudam

Título Original: Les temps qui changent

Ano de Lançamento: 2004

Gênero: Drama

País de Origem: França

Duração: 96 minutos

Direção: André Téchiné

 

ADEUS BERTHE – O ENTERRO DA VOVÓ

Vovó morreu. Berthe não existe mais. Armand Lebrecq (Denis Podalydès) tinha esquecido “um pouco” a sua avó… Farmacêutico, ele trabalha com a esposa Hélène (Isabelle Candelier), em Chatou. Numa gaveta de remédios, Armand esconde acessórios de magia, pois ele prepara, em segredo, uma mágica para o aniversário da filha com a amante Alix (Valérie Lemercier). E a vovó nisso tudo? Será enterrada ou cremada? Quem era Berthe?

Título no Brasil: Adeus Berthe: O Enterro da Vovó

Título Original: Adieu Berthe – L’enterrement de mémé

Ano de Lançamento: 2012

Gênero: Comédia

País de Origem: França

Duração: 100 minutos

Direção: Bruno Podalydès

Classificação: 12 anos

 

JEAN DE FLORETTE

Primeira parte de uma história que se passa na zona rural francesa nos anos 1920. Ugolin e seu padrinho Cezar são os últimos da imponente família Soubeyran. Ugolin tem apenas uma ambição na vida: criar cravos, e para isso, precisa de um bom terreno com bastante água, raro na região. Os Soubeyran propõem a Pique-Bouffige, dono de uma nascente abandonada, vender-lhes a terra, mas este se recusa e sofre um acidente mortal durante a briga que se sucede. O herdeiro é seu sobrinho, Jean de Florette, que se muda para a fazenda. Os Soubeyran, conhecendo a localização da nascente, bloqueiam-na para que Jean não possa usá-la e forçar-lhe a vender-lhes a terra por um preço menor.

Titulo original: Jean de Florette
Direção: Claude Berri
Gênero: Drama
Origem: França/Itália/Suíça
Duração: 120 minutos

 

A VINGANÇA DE MANON

Continuação de Jean de Florette. Manon cresceu e virou uma bela camponesa, e decide se vingar dos responsáveis pela morte de seu pai, Jean, ocorrida no primeiro filme. Ugolin, um desses responsáveis, apaixona-se por Manon, sem saber dos seus planos de vingança.

Titulo original: Manon des Sources
Direção: Claude Berri
Gênero: Drama
Origem: França/Itália/Suíça
Duração: 113 minutos

 

ANJOS DA GUERRA

Junho de 1940. As tropas alemãs avançam para Paris. Odile, uma jovem e bela professora entra em pânico e resolve sair da cidade acompanhada de Philippe que está entrando na adolescência e da pequena Cathy eles partem para o sul., num verdadeiro êxodo rural. Após 50 quilômetros ataques terrestres alemães dizimam os refugiados cruelmente. Odile e as crianças perdem tudo. Mas o rapaz aparece de repente e os afastada do massacre. Seu nome é Yvan, 16 anos mais velho. Longe de tudo e de todos Odile e Yvan estão frente a frente com seus próprios desejos.

Título no Brasil: Anjo da Guerra

Título Original: Les égarés

Ano de Lançamento: 2003

Gênero: Drama

País de Origem: França / Reino Unido

Duração: 95 minutos

Direção: André Téchiné

  

ANIVERSÁRIO – O ACERTO DE CONTAS

Raphael foi o único profissional de um grupo de amigos a atingir o sucesso. Conhecido produtor, ele é agora o diretor de uma importante e rentável empresa de comunicação, cujo sócio desconfia de que esteja sendo roubado. Para comemorar seus 35 anos, ele convida a turma para uma festa em sua vila em Marrakech, um pedaço do paraíso em pleno deserto. Entre os presentes está seu irmão, um homem amargurado e doente, que guarda uma enorme mágoa de Raphael. O acerto de contas com o passado vai começar.

Título no Brasil: Aniversário – O Acerto de Contas

Título Original: L’anniversaire

Ano de Lançamento: 2005

Gênero: Comédia

País de Origem: França

Duração: 100 minutos

Direção: Diane Kurys

 

COMO EU JAMAIS HAVIA SONHADO

Como eu Jamais Havia Sonhado narra o dia a dia de um homem muito rico e idoso que divide seu tempo entre a sua mulher rabugenta, a sua amante e o seu pequeno filho. Naquela casa, até a governanta tem que seguir o estilo de vida extravagante da família.

Título Original : C’est pas Tout à fait la Vie dont j’avais Rêvé (Original)

Ano produção: 2005

Dirigido por: Michel Piccoli

Duração: 75 minutos

Gênero: Drama

Países de Origem: França

 

ME DIZ SE SOU BONITA?

Mulher solteira de trinta e poucos anos tenta seduzir por uma noite o companheiro de escritório. Desajeitada, as coisas acabam não saindo exatamente do jeito que ela esperava.

Título no Brasil: Me Diz Se Sou Bonita?

Título Original: J’me sens pas belle / Tell Me I Am Pretty

Ano de Lançamento: 2004

Gênero: Comédia

País de Origem: França

Duração: 85 minutos

Direção: Bernard Jeanjean

 

TUDO SOBRE O AMOR 

Essa é a história de Maria, uma garota que mora num bairro onde vivem muitos imigrantes. A bela e delicada garota namora com Karim, um rapaz que, como ela, é um trabalhador braçal. Depois de roubar uma lingerie numa loja, ela é presa. Na cadeia conhece os dois lados da vida: a bondade, na figura do inspetor correto e a maldade, na pessoa de um guarda perverso e racista que maltrata sem dó. A passagem pela prisão é um divisor de águas na vida de Maria

Título no Brasil: Tudo Sobre o Amor

Título Original: De l’amour

Ano de Lançamento: 2001

Gênero: Drama

País de Origem: França

Duração : 77 minutos

Direção : Jean-François Richet

 

TURNÊ

Joachim deixou tudo para trás: filhos, amigos, inimigos, amores e arrependimentos, para começar uma nova vida na América. De volta à França, agora com um grupo de strippers “New Burlesque” que ele enche de ilusões sobre uma grande turnê na França, sobre Paris! Viajando de cidade em cidade as belas meninas criam um mundo de fantasias agrada a todos, tanto homens quanto mulheres. Os sonhos do grande último show que seria feito em Paris são destruídos quando um velho amigo de Joachim o trai, e ele perde o teatro onde a apresentação iria acontecer. A viagem obrigatória a capital abre violentamente feridas do seu passado.

Título no Brasil: Turnê

Título Original: Tournée

Ano de Lançamento: 2010

Gênero: Comédia / Drama

País de Origem: França

Duração: 111 minutos

Direção : Mathieu Amalric

 

HIROSHIMA MON AMOUR

Participando de um filme sobre a paz, em Hiroshima, nos anos 50, atriz francesa passa a noite com um arquiteto japonês. Tudo isso, traz lembranças de sua juventude, na cidade de Nevers, durante a Segunda Guerra Mundial. Período, no qual foi perseguida, quando se apaixonou por um soldado alemão. História de difícil compreensão, criada para um público específico. baseada nas crônicas de Marguerite Duras, que também escreveu o roteiro e os diálogos. A fotografia em tons de cinza de Sacha Vierny, e a música romântica de Giovanni Fusco e George Delerue, realçam o realismo poético das belas imagens deste filme de Resnais. Foi um dos filmes que mais influenciaram os jovens intelectuais, engajados politicamente, nos anos 60. Belíssimo filme anti-guerra. Obra-prima inquestionável…

Título no Brasil: Hiroshima, Meu Amor

Título Original: Hiroshima, mon amour

Ano de Lançamento: 1959

Gênero: Drama

País de Origem: França / Japão

Duração: 90 minutos

Direção: Alain Resnais

 

A ARTE DE AMAR

A Arte de Amar é uma comédia composta por diversas histórias, seguindo as desventuras amorosas de diversos casais parisienses nos dias de hoje. Zoé (Pascale Arbillot) é uma mulher casada que vê sua amiga Isabelle (Julie Depardieu) sofrendo por não ter uma relação íntima há mais de um ano. Para ajudar Isabelle, Zoé oferece a ela uma noite com seu marido. Achille (François Crouzet) leva uma vida solitária e começa a ter fantasias com sua nova vizinha (Frédérique Bel), com quem tem esperanças de viver uma aventura amorosa. Amélie (Judith Godrèche), também amiga de Isabelle, quer ajudar a moça a terminar seu ‘celibato’ e oferece a ela que troquem de lugar durante um encontro às escuras com Boris (Laurent Stocker), que está apaixonado por Amélie. Emanuelle (Ariane Ascaride) quer se separar de Paul (Philippe Magnan) para que possa viver suas fantasias em total liberdade, já que ela se sente atraída por praticamente todos os homens menos seu marido. Vanessa (Élodie Navarre) e seu namorado William (Gaspard Ulliel) concordam em sair com outras pessoas, mas não é tão fácil fazer isso quanto parece.

Título no Brasil: A Arte de Amar

Título Original: L’art d’aimer

Ano de Lançamento: 2011

Gênero: Comédia / Romance

País de Origem: França

Duração: 85 minutos

Direção: Emmanuel Mouret

 

MADAME BOVARY

A Versátil apresenta Madame Bovary, a rara versão cinematográfica do mestre Jean Renoir para o grande romance realista de Gustave Flaubert (1821-1880). Essa edição inclui um ótimo depoimento de Samuel Titan Jr., professor de Teoria Literária (USP) e especialista na obra de Flaubert. França, século XIX. Emma Bovary, filha de um camponês, casa-se com um médico da região, visando ascender socialmente. Ávida leitora de romances sentimentais, ela se frustra com a mediocridade do marido e com a monotomia da vida conjugal e da sociedade interiorana. Como fuga dessa realidade, passa a ter vários amantes. Com criativa direção de Renoir, ótimas atuações de Valentine Tessier e de Pierre Renoir nos papéis principais, Madame Bovary é um clássico do cinema francês que merece ser redescoberto.

Título no Brasil: Madame Bovary

Título Original: Madame Bovary

Ano de Lançamento: 1933

Gênero: Drama

País de Origem: França

Duração: 100 minutos

Direção: Jean Renoir

 

VÊNUS NEGRA

Saartjie sai de sua terra natal na África do Sul com seu mestre, Caezar, que expõe seu corpo para a audiência dos shows de horrores em Londres. Livre e escravizada ao mesmo tempo, a ‘Vênus de Hottentot’ se torna um ícone dos miseráveis, destinada a ser sacrificada na busca de um fio de esperança na prosperidade.

Título no Brasil: Vênus Negra

Título Original: Vénus noire

Ano de Lançamento: 2010

Gênero: Drama

País de Origem: França / Bélgica

Duração: 159 minutos

Direção: Abdellatif Kechiche

 

CARROSSEL DA ESPERANÇA

Uma vez por ano, uma feira traz atrações para um pequeno vilarejo no centro da França, como um cinema ambulante e músicas, transformando a rotina e a vida dos moradores do lugar… Em 1947, Jacques Tati filmou Carrossel da Esperança com duas câmeras, uma com filme colorido e outra em preto e branco, que na verdade era uma cópia de segurança. O processo a cores era experimental e depois de muitos testes não se usou a cópia colorida. Em 1949, o filme estreou em preto e branco. A versão original a cores apresentada neste DVD foi restaurada seguindo a ideia do diretor tal como ele sempre desejou.

Título no Brasil: Carroussel da Esperança

Título Original: Jour de fête

Ano de Lançamento: 1949

Gênero: Comédia

País de Origem: França

Duração: 70 minutos

Direção: Jacques Tati

 

O SILÊNCIO DE LORNA 

Com a vontade de se tornar dona de uma lanchonete com seu namorado, Lorna (Arta Dobroshi), uma mulher jovem albanêsa que vive na Bélgica, torna-se cúmplice de um plano diabólico concebido por Fabio (Fabrizio Rongione), que planeja uma farsa em seu casamento com Claudy (Jérémie Renier).

Título no Brasil: O Silêncio de Lorna

Título Original: Le Silence de Lorna

Ano de Lançamento: 2008

Gênero: Drama

País de Origem: Bélgica / França / Itália / Alemanha

Duração : 105 minutos

Direção : Jean-Pierre Dardenne / Luc Dardenne

 

O FANTASMA DO LOUVRE

O Museu do Louvre está para viver uma aventura cheia de adrenalina e mistério. Na virada do século, quando toda energia do planeta está em mutação, uma múmia que descansa silenciosamente há milhares de anos ganha vida e se transforma num fantasma chamado Belphégor. 

A terrível criatura encarna numa bela garota e começa a apavorar os frequentadores de túneis, galerias e lojas. Tudo isso sem ser percebido pelo sofisticado sistema de segurança do museu. 
O destaque do filme é a presença da estonteante Sophie Marcel, uma das mulheres mais bonitas do cinema, que trabalhou com Mel Gibson em Coração Valente.

Título: Le Fantome Du Louvre (Original)

Dirigido por : Danièle Thompson Jean-Paul SaloméJérôme Tonnerre

Duração: 97 minutos

Classificação: 14 anos

Gênero: Suspense

 

GERMINAL

O filme retrata o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século 19 na França em relação à exploração de seus patrões. Baseado na obra de Emile Zola, o filme é um das mais belas adaptações literárias da história do cinema.

Título no Brasil: Germinal

Título Original: Germinal

Ano de Lançamento: 1993

Gênero: Drama / Romance

País de Origem: Bélgica / França / Itália

Duração: 160 minutos

Direção: Claude Berri

 

HELL

Baseado em livro de jovem garota que escandalizou a sociedade francesa, mostra as aventuras sexuais e semibiográficas de uma adolescente da alta sociedade em uma viagem às drogas e luxúria na alta roda européia.

Título no Brasil: Hell

Título Original: Hell

Ano de Lançamento: 2006

Gênero: Drama

País de Origem: França

Duração: 100 minutos

Direção : Bruno Chiche

 

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

François e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estive em um bairro cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejo para oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais – microcosmo da França contemporânea – esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreender os jovens ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos.

Título no Brasil: Entre os Muros da Escola

Título Original: Entre les murs / The Class

Ano de Lançamento: 2008

Gênero: Drama

País de Origem: França

Duração: 150 minutos

Direção: Laurent Cantet

 

VIVER A VIDA

Nana é uma jovem que abandona seu marido e filho para iniciar sua carreira como atriz. Para financiar sua nova vida começa a trabalhar numa loja de discos, mas não ganha muito dinheiro. Como não consegue pagar o aluguel, é expulsa de casa decide virar prostituta. No primeiro dia que começa a trabalhar na rua, reencontra Yvette, uma velha amiga que confessa que também se prostitue por necessidade. Yvette lhe apresenta a Raoul, que se converte em seu cafetão. A partir desse momento, Nana começa a entrar progressivamente no mundo da prostituição.

Título no Brasil: Viver a Vida

Título Original : Vivre sa vie: Film en douze tableaux / My Life to Live

Ano de Lançamento : 1962

Gênero: Drama

País de Origem: França

Duração: 83 minutos

Classificação: 14 anos

Direção: Jean-Luc Godard

 

ÚLTIMO TANGO EM PARIS

Enquanto procura um apartamento em Paris, uma bela jovem (Maria Schneider) conhece um americano (Marlon Brando), cuja esposa recentemente cometera suicídio. Instantaneamente, um deseja o outro ardentemente e iniciam naquele momento um tórrido affair . Eles combinam que não revelariam nada de suas vidas, nem mesmo seus nomes, sendo que o objetivo dos encontros seria basicamente sexo. Mas, gradativamente os acontecimentos vão fugindo ao controle de ambos. Este, é o mais controverso filme das últimas décadas. Fina e pura arte cinematográfica, um marco na história do cinema.

Título no Brasil: Último Tango em Paris

Ano de Lançamento: 1972

Gênero: Drama / Romance

País de Origem: França / Itália

Duração: 136 minutos

Direção: Bernardo Bertolucci

 

A PELE

Baseado no livro de Curzio Malaparte, A Pele é um filme que relata as experiências do Capitão Malaparte no cenário da Segunda Guerra Mundial em Nápoles, na Itália, depois da expulsão dos alemães nazistas pelo Exército Americano, em 1943. A cidade está um caos e a população sem perspectivas, fazendo qualquer coisa para conseguir sobreviver, o que inclui trair parentes em troca de dinheiro e vender seus próprios corpos ou até corpos dos filhos.

Título no Brasil: A Pele

Título Original: La pelle

Ano de Lançamento: 1981

Gênero: Drama

País de Origem: Itália / França

Duração: 131 minutos

Direção: Liliana Cavani

 

MARQUISE

Considerada uma das cortesãs mais notórias do reinado do Rei Luís XIV, da França, Marquise (Sophie Marceau) foi uma jovem que através da dança, conquistou e hipnotizou o ilustre René Du Parque (Patrick Timsit). Ator principal da mais importante truque da época, a de Molière, René se apaixonou por ela e a pediu em casamento. Ela aceitou, mas com uma condição: de que fizesse parte do grupo como atriz. Infelizmente, seu talento não se igualava à sua beleza. Suas participações nas peças passaram então a exigir dela, apenas a dança. E foi durante uma de suas apresentações que Jean Racine (Lambert Wilson) a descobriu. Encantado, ele lhe abriu as portas do palácio de Versailles, onde a glória, a fortuna e a tragédia lhes aguardavam.

Título no Brasil: Marquise

Título Original: Marquise

Ano de Lançamento: 1997

Gênero: Drama

País de Origem: França / Itália / Espanha / Suíça

Duração : 120 minutos

Direção : Flashstar

 

ME LEVA PRA CASA

Felix é um crítico arrogante que fez uma crítica terrível a um roteiro de Celine, chegando a sugerir que ela desistisse de escrever. Quando Felix é condenado a trabalhar num serviço social que recolhe pessoas bêbadas nas ruas e as leva para casa, Celine usa essa oportunidade para se vingar, já que ele não se lembra dela. Só que o tempo faz Celine perceber que Felix não é tão mau quanto ela pensava e que talvez até valha a pena se deixar levar por um sentimento mais profundo. Quando tudo parece se acalmando, surge uma terceira pessoa que faz Celine acreditar que ela se enganou de novo e que talvez seja ela o alvo de uma vingança…

Título no Brasil: Me Leva Pra Casa

Ano de Lançamento: 2003

Gênero: Comédia / Romance

País de Origem: Canadá

Duração: 105 minutos

Direção: Eric Canuel