Aliança no Brasil

Uma forte representação brasileira

Repartidas entre os diferentes Estados, as 43 Alianças Francesas acolhem aproximadamente 25.000 estudantes a cada ano e desempenham um papel particularmente ativo dentro do panorama lingüístico, educativo e cultural brasileiro. Em estreita colaboração com a Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil, os serviços de cooperação da Embaixada da França, a Aliança Francesa de Paris e o Ministério das Relações Exteriores, as Alianças Francesas do Brasil oferecem ao público brasileiro, em cada capital estadual, uma verdadeira vitrine da França através de seus diferentes aspectos.

Com considerável ajuda de seus comitês diretores, constituídos de brasileiros benevolentes que oferecem generosamente seu tempo, sua influência e sua simpatia pela França a serviço de cada associação, as Alianças Francesas participam ativamente da vida educativa e cultural local, graças a uma parceria sustentada por numerosas instituições públicas e privadas de cada Estado: instâncias culturais e educativas, universidades, associações ou empresas privadas.

Uma intensa cooperação lingüística e cultural

A missão da Aliança Francesa no Brasil, particularmente vasta, cobre numerosos domínios de utilidade pública:

Centro de ensino da língua francesa: A qualidade do ensino dispensado pela Aliança Francesa é reconhecida mundialmente, graças a uma política internacional de formação pedagógica e de pesquisa didática permanentes, permitindo a constituição de equipes de professores considerados como uma excelente referência. A Aliança Francesa propõe cursos de francês semestrais de 3 horas semanais, cursos intensivos durante as férias, cursos particulares, cursos de preparação para testes lingüísticos e diplomas, etc.

Centro de formação de professores brasileiros e franceses: A Embaixada da França e a Delegação Geral da Aliança Francesa organizam missões regionais durante as quais professores universitários franceses, especialistas em didática, formam os professores nos métodos de ensino atuais (utilização de novas tecnologias de comunicação e de suporte de aprendizagem multimídia).

Centro de exames: A Aliança Francesa de Maceió é um centro de aplicação de exames para a obtenção de diplomas oficiais franceses concedidos pelo Ministério da Educação Nacional francês.

  • O DELF (Diploma de Estudos em Língua Francesa) e o DALF (Diploma Aprofundado da Língua Francesa) permitem aos estudantes brasileiros acessar às universidades francesas.
  • O TESTE LINGÜÍSTICO realizado pela Aliança Francesa oferece aos estudantes brasileiros a possibilidade de ter acesso às bolsas de estudos na França oferecidas pelos organismos brasileiros CAPES e CNPQ.
Nenhum comentário ainda.

Você precisa se registrar para deixar um comentário.

Nenhum trackback ainda.